O Padrão R2v3 – estabelece práticas de reciclagem responsáveis para a reciclagem de eletrônicos globalmente. Ao certificar este padrão por meio de um organismo de certificação terceirizado credenciado, os recicladores de eletrônicos podem ajudar os possíveis compradores de seus serviços a tomar decisões informadas e ter maior confiança de que equipamentos eletrônicos usados e em fim de vida são gerenciados de maneira ambientalmente responsável, protegendo a saúde e a segurança dos trabalhadores e do público, e que todos os dados em todos os dispositivos de mídia estejam seguros até serem destruídos.
Assim, a certificação para R2 permite que os recicladores de eletrônicos destaquem seu valor para clientes, funcionários, sua comunidade e o público.
R2 não se destina a ser um sistema de gestão de EH&S por si só. O R2 exige que uma empresa seja certificada pela ISO-4001 e ohsas ISO-45001 ou pelo rios (recycling industry operating standard).
BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO R2v3
- Melhor desempenho ambiental
- Moral do funcionário melhorado
- Redução de custos em resíduos, reciclagem e consumo
- Economia de custos no consumo de energia
- Vantagem sobre os concorrentes ao competir por negócios
- Melhor gestão de riscos ambientais
- Conformidade com os requisitos regulamentares
- Pode reduzir custos de seguro
As usinas de reciclagem R2 são aquelas dedicadas e comprometidas com o descarte responsável e a reciclagem de eletrônicos e componentes eletrônicos. Portanto, é um conjunto muito específico de padrões para um nicho de mercado. No entanto, por mais que seja um nicho de mercado como a reciclagem eletrônica, é uma indústria extremamente crítica para que nossa sociedade avance adequadamente e continue a fazer avanços tecnológicos.
Embora a atualização mais recente dos padrões R2 tenha ocorrido em 2013, há quem pense que a próxima iteração será emparelhada com os padrões ISO e, possivelmente, os padrões ISO que se enquadram na família 9001 – gerenciamento de qualidade.
Ok, com a taxa anual e as auditorias fora do caminho, quanto tempo levará para se tornar um reciclador certificado R2? Bem, a resposta pode variar dependendo do tamanho e estado da sua organização.
No entanto, não comece a suar, o processo de certificação R2 pode levar apenas 4 semanas. Isso é realmente apenas um mês para sua organização buscar e obter uma certificação R2.
OBTENDO A CERTIFICAÇÃO R2v3
Ao enviar a inscrição, juntamente com a taxa anual, a planta que busca a certificação R2v3 tem mais algumas etapas a seguir antes de poder reivindicar a certificação R2v3.
Depois de enviar a inscrição, o reciclador deve entrar em contato com um organismo de certificação. Essas são organizações terceirizadas que conduzem uma auditoria externa dos sistemas, processos e padrões de documentação existentes em qualquer empresa ou usina de reciclagem em questão.
Depois que a auditoria é aprovada, o reciclador recebe a certificação R2v3 e obtém todos os benefícios que a acompanham. No entanto, é importante observar que passar na auditoria uma vez não é suficiente. Depois que uma usina de reciclagem obtém a certificação R2v3, ela deve passar por auditorias contínuas programadas, mas aleatórias.
Essas auditorias contínuas garantem que a usina de reciclagem mantenha seus padrões de operação eficiente, segura e com preservação e sustentabilidade em mente.
Nada na vida vem de graça, essa é uma lição que muitos de nós aprendemos desde a escola primária. No entanto, alguns custos na vida são investimentos e outros são simplesmente despesas. A diferença é que uma despesa depreciará em valor ou diminuirá constantemente em valor; um investimento, por outro lado, tem o potencial de crescer em valor, cobrindo não apenas seu próprio custo, mas também gerando receita adicional por meio de vários caminhos.
Investir no processo de certificação de reciclagem R2 estabelece sistemas, processos e procedimentos dentro da usina de reciclagem que abordam questões de eficiência operacional e redução de custos. Isso, por sua vez, leva a uma operação mais econômica de cima para baixo.
Dito isto, a certificação R2 requer a inscrição e, em seguida, uma taxa anual de $ 1.500. Essa taxa cai para $ 1.000 anualmente para organizações isentas de impostos, como organizações sem fins lucrativos. Após o envio da inscrição e da taxa anual, o processo de certificação pode começar.
Os padrões de reciclagem R2v3 são uma série de padrões que os recicladores eletrônicos podem obter. Os padrões abordam uma série de regulamentações do setor, estabelecem as melhores práticas do setor em sua organização e também priorizam a saúde e a segurança dos funcionários em sua organização.
No geral, há uma infinidade de benefícios externos e internos para obter a certificação R2v3. Para obter mais informações sobre certificação R2 e práticas responsáveis de reciclagem, entre em contato com um consultor especializado em ISO hoje mesmo.
A versão atual do R2 é R2:2013 com uma atualização chamada R2v3 lançada em julho de 2020. Siga-nos nas redes sociais, pois nos comunicaremos regularmente sobre esta atualização!