UM COMEÇO PARA ISO 9001

Algumas pessoas veem um sistema de gerenciamento de qualidade ISO 9001 como uma ótima ferramenta para o avanço de sua empresa, enquanto outras veem o padrão como um fardo e um obstáculo para seus negócios. Em muitos casos, sua visão se resume à sua experiência anterior ou aos rumores que você ouviu em todo o setor.

Em muitos casos, os Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 são frequentemente implementados para simplesmente satisfazer os requisitos da norma. As empresas veem seus negócios e os requisitos padrão como duas coisas separadas e tentam mantê-los assim para que os requisitos padrão não afetem seus negócios.

VAMOS VER ISSO DE UMA MANEIRA DIFERENTE, DA MANEIRA QUE A ISO 9001 DEVERIA SER.

Um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 deve ser a estrutura do seu negócio. A base do seu negócio. O problema é que muitas pessoas têm noções pré-estabelecidas de como deve ser um sistema ISO 9001. Mas essa visão não funciona para todas as empresas. Cada empresa deve estabelecer um sistema ISO 9001 que seja exclusivo para ela e funcione com seus negócios, não contra eles.

Então, o que é um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001?

É A BASE DE COMO VOCÊ:

  • Identifique os riscos do seu negócio
  • Coloque controles em vigor para garantir que você tenha um resultado repetível
  • Certifique-se de que os funcionários estejam cientes de suas responsabilidades
  • Encontre maneiras de melhorar continuamente o seu negócio

Como você faz isso enquanto atende aos requisitos do padrão ISO 9001 depende totalmente de você.

Não deixe que o estigma da certificação ISO 9001 o impeça de expandir seus negócios. Obtenha o reconhecimento da indústria por ter um negócio de qualidade que levará seu negócio ao próximo nível.

Muitas vezes, assume-se que a ISO 9001 é principalmente para a indústria de manufatura. Essa é definitivamente uma indústria que geralmente obtém a certificação ISO 9001, mas não é a única indústria. A ISO 9001 pode ser utilizada por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente de seu ramo de atividade ou setor.

A ISO 9001 foi implementada por mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países.

Quando se trata da ISO 9001, não nos consideramos consultores de qualidade tanto quanto nos consideramos consultores de negócios.

O padrão ISO 9001 é baseado em uma série de princípios de gestão de qualidade, incluindo um forte foco no cliente, motivação e implicação da alta administração, abordagem de processo e melhoria contínua. A ISO 9001 ajuda a garantir que os clientes obtenham produtos e serviços consistentes e de boa qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios comerciais.

ISO 9001: PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE

 

Na era da informação, do conhecimento e da tecnologia, os consumidores têm mais poder de compra do que antes. Como resultado dessa mudança na dinâmica do poder de compra, a qualidade do produto e do serviço, bem como a experiência do consumidor, tornou-se muito mais importante. Tão vital, de fato, que muitas empresas estão fazendo da experiência do consumidor sua prioridade número um. A ISO 9001 e os princípios de gestão da qualidade também priorizam a qualidade em produtos, serviços e experiência do consumidor. 

 

A busca pela certificação ISO 9001 traz muitos benefícios para as organizações. Tal como acontece com todas as certificações ISO, a ISO 9001 pode ser obtida por organizações de qualquer tamanho ou estatura. Em outras palavras, empresas tão pequenas quanto uma única pessoa ou tão grandes quanto um conglomerado composto por várias entidades. 

 

PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

Os princípios de gestão da qualidade estabelecidos na ISO 9001 abordam a gestão da qualidade em alto nível. Em outras palavras, certos aspectos da ISO 9001 serão aplicados apenas a tipos específicos de organizações, enquanto outros serão universais. 

 

As empresas que buscam a certificação na ISO 9001 devem realizar pesquisas específicas relacionadas ao seu campo ou setor para garantir que estão integrando todas as seções aplicáveis da ISO 9001. Não importa o quão robusta seja sua implementação da ISO 9001, os resultados categóricos devem ser quase idênticos em todas as organizações e empresas, independentemente do tamanho. 

 

O núcleo do gerenciamento de qualidade se resume aos funcionários de nível executivo, executivos de alto escalão e liderança da empresa. Com qualquer iniciativa em grande escala ou em toda a empresa, o apoio e o reforço da alta administração são extremamente vitais para obter o apoio de toda a organização e a adesão dos funcionários. 

 

Depois de estabelecer uma cultura pronta para aceitar os princípios de gestão da qualidade da ISO 9001, a empresa verá toda uma série de resultados positivos. 

 

BENEFÍCIOS DA ISO 9001

Investir na gestão da qualidade já deve ser uma prioridade na sua organização. Enfatizar o gerenciamento de qualidade melhora muitas camadas da organização que são vitais para melhorar e expandir os negócios. 

 

Com acesso mais fácil à informação, os consumidores estão mais prontamente equipados com os dados de que precisam para tomar decisões informadas sobre produtos quando se trata de comprar. Em outras palavras, com a era da internet e um mercado saturado e cheio de concorrência, os consumidores podem escolher entre várias empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes. 

 

Na verdade, depois de uma única experiência negativa com uma marca, até mesmo os consumidores mais antigos optarão por abandonar o barco e dirigir-se às portas de um concorrente. 

 

A ISO 9001 aprimora a experiência do consumidor em geral, dedicando a organização a adquirir e desenvolver práticas de gestão de qualidade relacionadas aos produtos e serviços que a empresa oferece, bem como às jornadas do consumidor.