Costumamos conversar com empresas que já decidiram buscar a certificação R2 (Reciclagem Responsável) ou renovar sua certificação.
Mas sabemos que tomar essa decisão muitas vezes tem um custo. R2 custa dinheiro e custa tempo. Mas os profissionais valem a pena?
Sabemos que pode ser uma grande decisão a tomar.
Como um usuário postou recentemente em um fórum de sucata: “Talvez eu precise obter a certificação para manter um cliente específico. O tamanho e o escopo justificam a despesa, mas parece ser uma tarefa difícil de realizar. Ter apenas um downstream R2 pode não ser suficiente, daí a pesquisa para obter a certificação. Os empregos adicionais que pode gerar são um bônus adicional.”
A Sustainable Electronics Recycling International (SERI) é o organismo de habitação e a Organização de Desenvolvimento de Padrões credenciada pela ANSI para o Padrão R2, o que significa que é a organização diretamente responsável por seu desenvolvimento e manutenção.
O desenvolvimento do padrão ocorreu por meio de um processo transparente, equilibrado e baseado em consenso. O processo de desenvolvimento de padrões levou três anos do início ao fim. O grupo multissetorial incluiu representantes da EPA, reguladores do governo estadual, empresas e associações da indústria de reciclagem de eletrônicos, OEMs/clientes e ONGs.
O site da SERI está repleto de recursos e informações , mas uma das áreas que queremos destacar é algo com o qual nossos clientes lutam: vale a pena? Listamos algumas citações reais de pessoas reais on-line ao lado dos benefícios e estatísticas listados no site da SERI.
- Demanda crescente – 95% dos recicladores certificados relataram aumento na demanda por reciclagem responsável.
“Temos parceria apenas com recicladores de eWaste certificados pela R2.”
“Os recicladores com certificação R2 são o melhor caminho a percorrer.”
- Redução de custos – 36% relataram prêmios de seguro reduzidos devido a melhores práticas de EH&S
“Nós temos… eu gosto de ter… eu acredito que isso nos ajuda a nos tornarmos uma empresa melhor.”
“Muitas empresas líderes estão criando valor de longo prazo a partir de programas de sustentabilidade como uma forma de examinar o uso de recursos, impactos sociais e eficiência do ciclo de vida para reduzir riscos e custos.”
- Vendas crescentes – 70% dos recicladores certificados relataram que a certificação aumentou seus negócios.
“Sei que alguns de nossos grandes clientes exigem certificações. Tudo se resume ao que você, como empresa, deseja se tornar. Se você for atrás da baleia, vai precisar de certificações.”
“O R2 abre muitas portas e mostra o comprometimento da sua empresa com as melhores práticas. Um dos melhores conselhos que posso dar é documentar TUDO e depois documentar mais um pouco!”
Encerraremos com este exemplo de “A imitação é a forma mais sincera de lisonja”. Se o R2 não fosse importante, por que uma empresa fingiria ter a certificação em um esforço para ganhar um contrato? Tudo o que podemos dizer é caramba! E estamos contentes que o emissor da RFP tenha percebido que não estava listado como detentor de R2 .
Curioso sobre o R2 e o que ele pode fazer por você? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.